História
No início de 1990 dois tipos de discos-ópticos de alta capacidade estavam em desenvolvimento: um era o MultiMedia Compact Disc (MMCD), liderado pela Philips e Sony, e o outro era o Super Density Disc (SD), patrocinado pela Toshiba, Time-Warner, Matsushita Electric (Panasonic), Hitachi, Mitsubishi, Pioneer, Thomson e JVC. O presidente da IBM, Lou Gerstner, tinha a proposta de unir os dois sistemas, evitando a repetição dos problemas da década de 1980, com os videocassetes dos formatos VHS e Betamax.
Philips e Sony abandonaram o formato MMCD e concordaram o formato da Toshiba com modificações referentes à tecnologia implicada. O resultado foi o DVD 1.5, anunciado ao público em 1995 e terminado em setembro de 1996. Em maio de 1997, o Consórcio DVD mudou para Fórum DVD, que é aberto a todas as companhias (não somente a Philips, Sony e Toshiba).
Os primeiros DVD Players (leitores de DVD) e discos estavam disponíveis em Novembro de 1997 no Japão, Março de 1998 nos Estados Unidos, 1999 na Europa e 2000 na Austrália. No Brasil a tecnologia começou a ganhar força em 2002 e 2003. O primeiro filme em DVD lançado nos Estados Unidos foi Twister em 1996.
Composição
O DVD também é composto por quatro camadas:
1) Rótulo do DVD
2) Camada de policarbonato. Possui as propriedades óticas e mecânicas necessárias
3) Camada de união entre duas faces
4) Camada reflexiva onde os dados são armazenados
Um DVD de dupla camada fia da seguinte forma:
1) Rótulo do DVD
2) Camada de policarbonato. Possui as propriedades óticas e mecânicas necessárias
3) Camada reflexiva onde os dados são armazenados
4) Camada de união entre duas faces
5) Camada semi-reflexiva onde os dados são armazenados
Tipos e Capacidade
LeituraA leitura das informações em um DVD se dá por meio de um feixe laser de alta precisão, que é projetado na superfície da mídia. A superfície dos DVDs (e também dos CDs) é gravada com sulcos microscópicos capazes de desviar o laser em diferentes direções, representando assim diferentes informações, na forma de dígitos binários (bits). A gravação das informações em uma mídia óptica necessita de uma mídia especial, cuja superfície é feita de um material que pode ser “queimado” pelo feixe laser do dispositivo de armazenamento, criando assim os sulcos que representam os dígitos binários (bits).
DVD |
Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/DVD
Nenhum comentário:
Postar um comentário